Etimologia:
A palavra catacrese vem do latim catachresis, que tem origem no grego katakhresis, que significa “mau uso”. Aplicado à figura de linguagem, o termo tem o significado de mau uso das palavras.
Descrição:
A catacrese é a figura de linguagem que se estabelece quando uma palavra é empregada com um sentido diferente do literal para suprir a falta de um termo adequado, e esse “empréstimo” da palavra acontece tantas vezes que já não se percebe mais que trata-se de um empréstimo. O sentido figurado é tão utilizado que sequer nos damos conta de que aquela palavra não corresponde exatamente ao que ela está designando. Por essa razão, alguns estudiosos comparam a catacrese a uma metáfora que, de tão frequente, já foi incorporada ao nosso vocabulário, e às vezes ela é definida como uma “metáfora obrigatória”.
Exemplos de catacrese:
- Por falta de uma palavra específica para denominar a parte da cadeira onde apoiamos os braços, usamos a própria palavra “braço”.
- Originalmente, a palavra “embarcar” servia apenas para designar a entrada em um barco. Hoje em dia, ela é usada quando nos referimos à entrada em vários meios de transporte.
- O esquema que contém os nomes dos membros de uma família organizados por gerações e ligados conforme laços de parentesco forma um desenho que lembra uma árvore. Tal semelhança justifica a adoção do termo para compor a expressão “árvore genealógica”.
- Na verdade, o verbo “encaixar” quer dizer “colocar em caixa”. Acabou tornando-se sinônimo de “colocar algo em um espaço no qual ele cabe perfeitamente”.
Braço da cadeira.
Embarcar no avião/ no trem/ no ônibus.
Árvore genealógica.
Encaixar as peças.